sábado, 31 de março de 2012

Boletim - 01/04/2012


NOSSO SEMINÁRIO, SETEC


(Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre -  Is 40:8)

Há uma assertiva na eclesiologia que nos faz refletir: "Se quisermos saber como serão as Igrejas de amanhã é só visitar os Seminários de hoje". Concluímos que a saúde de uma Igreja, no futuro, depende do atual estado dos Seminários. Deste modo, a preparação bíblica e teológica dos líderes leigos e futuros ministros de Deus deve ser uma das prioridades de qualquer denominação.

Toda Casa de Profetas tem inúmeros desafios: teológico, financeiro, pedagógico, pragmático, grade curricular compatível, docência competente e uma clara compreensão do que seja o "ser acadêmico" e o "ser espiritual". A teologia acadêmica não deve diminuir a espiritualidade. "Crer é também pensar" escreveu John Stott. O esforço racional não inibe a ação do Espírito Santo. Felizmente "cabeça e joelho" tem sido a filosofia do nosso SETEC, pois por meio da transmissão da teologia acadêmica essa instituição estimula e promove a espiritualidade.

O Bispo Alexandre Ximenes, nesses frutuosos oito anos à frente de nosso Seminário Teológico como Reitor, conseguiu enfrentar todos os desafios com extrema e comovente dedicação. Acompanhei a sua luta em oração e gratidão a Deus. Eu não sei se, naquela época, encontraríamos alguém tão especial e capaz para implantar o SETEC no seio da Igreja Episcopal Carismática no Brasil.

Por livre iniciativa, ele transfere agora a Reitoria do SETEC ao Bispo eleito, Rev. Roberto Schuler, que tem uma larga e comprovada experiência nesse segmento educacional. Ele, certamente, saberá dar continuidade com o mesmo empenho e contará com as orações e apoio de todo a Igreja.

A experiência do Seminário representa um momento único na vida do líder em formação. É nesse curto espaço de tempo que o indivíduo deverá ser equipado para uma vida inteira de serviço ministerial. É no Seminário que o caráter e os dons de um futuro líder devem ser moldados e aperfeiçoados.

O Seminário, portanto, é um tempo oportuno que tange na cronologia de Deus. Cuidemos todos do SETEC como se rega uma delicada flor.

Dom Paulo Garcia
Arcebispo e Primaz da IECB
__________________________________________________________________

NOTÍCIAS

BATISMO ÀS 10H - Disse Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais..." (Marcos 10:14). Desta maneira, receberemos hoje, por meio do Batismo: Leonardo Ferreira dos Santos Filho (filho de Leonardo e Karina). Seja bem vindo, Leonardo ao rebanho de Cristo.

ENCERRAMENTO - Duzentos e quinze homens participaram neste final de semana do 87º Cursilho Masculino. Certamente foi uma experiência ímpar. Muitos encontraram a Deus pela primeira vez, outros tiveram sua fé fortalecida, mas todos foram despertados para assumirem a responsabilidade que o cristão deve ter perante a sociedade. Este Cursilho foi liderado por Rocine Millet, sob a inspiração do Espírito Santo de Deus.

66º EMA - Nesta 4ª. feira (dia 04), às 20h, acontecerá na Capela, com a presença de Dom Paulo, a Reunião de Motivação para o Encontro Matrimonial. Se você pretende fortalecer sua união conjugal, descobrir uma nova alegria de viver junto a seu conjugue, compareça para ouvir as orientações sobre o final de semana. Se conhece algum casal que tenha esse desejo, convide-o. O EMA ensina técnicas para um diálogo franco e respeitoso que enriquece a relação. Informações adicionais e esclarecimentos sobre a forma de pagamento, você obtém com Janete Salviano (fone: 8802.9700). O EMA será realizado nos dias 20 a 22 de abril.

PÁSCOA - Você já se ofereceu para contribuir com o café que será servido após o Culto da Ressurreição no próximo domingo? Esta é sua última oportunidade. Contribua para que haja fartura e variedade na Casa do Senhor e compareça às 06h. do dia 08 para juntos louvarmos a Deus. Para contribuir procure Gerusa (na celebração da Manhã) ou Luiza Nery (na celebração da Noite) ou entre em contato com elas pelos telefones (Gerusa 3268.7334), (Luiza 3251.2167).

TREINAMENTO - Integre o Ministério Benei Aor - grupo que evangeliza em praças públicas, hospitais e colégios por meio da música, dança ou coreografia. Participe nos dias 13 a 15 de abril, no Acampamento Silvania (Km 8 em Aldeia) do treinamento que será oferecido àqueles que têm entre 08 e 24 anos, Contate Dalvani (9974.9718), Rafael (8743.8393) ou Vanessa (9259.0263)  para saber maiores detalhes.

JOVENS - Se você tem entre 18 e 25 anos é hora de repensar sua vida, valores e atitudes checando se caminha na direção certa. Participe, então, do 76º EJC que será realizado nos dias 13 a 15/04. Solicite ficha aos Introdutores do Templo. Coordenação geral: Guga e Carol.

98º CEF - Interessa a todos encontrar a verdadeira felicidade. É muito provável que algumas pessoas a busquem onde ela não se encontra. O Cursilho promete-nos descobri-la, por isso, merece nossa atenção. Data do próximo Cursilho Feminino: dias 26 a 29 de abril, no "Chalés de Aldeia". Reitora: Gloria Cedraz. Antecipe sua inscrição ou de sua candidata.

NESSECIDADE - Ensinar a criança o caminho que deve andar é um privilegio. Responsabilizar-se por isso é tarefa dos pais e da comunidade cristã. Precisamos de voluntários amorosos que se comprometam no desafio de se doar no berçário durante os três Cultos. Procure pessoalmente Mafalda Calife coordenadora ou ligue para o telefone: 9921.4995.

FEIRA DOS TALENTOS - Sob a orientação da AME acontecerá no dia 06 de maio a Feirinha dos Talentos, nos Salões da Catedral. Você pode participar expondo artesanatos e trabalhos manuais em barracas apropriadas. Para fazer sua inscrição ligue para Gerusa (fone: 3268.7334).

SAGRAÇÃO - Dom Paulo Garcia no décimo ano do seu episcopado convida toda a comunidade para a cerimônia de sagração do Rev. Roberto Schuler no dia 19/05, às 20h, nesta Catedral. Demais Bispos da Arquidiocese estarão presentes. Marque desde já na sua agenda.

REALIDADE - Sob a liderança espiritual do Rev. Rafael Oliveira e do Rev. Júnior nos dias 08 a 10 de junho, acontecerá o mais aguardado encontro do ano para quem tem entre 15 e 18 anos. Trata-se do Realidade. Adolescentes serão convidados a conhecerem Jesus Cristo mais de perto e desafiados a assumirem um estilo de vida diferente daquele que o mundo propõe. Número limitado de participantes. Maiores informações com Giovani (fone: 9908.1043) ou com Taciana (fone: 9908.1086). Investimento: R$ 150,00.

CURSILHO EM BRASÍLIA - Comunicamos que o 2º Cursilho Episcopal da nossa Igreja em Brasília vai acontecer nos dias 14 a 17/06. Divulgue entre amigos e parentes. Pessoas de ambos os sexos podem participar. Informações em Brasília fale com o Rev. Airton Wilians (61) 8198.1854.

ENCONTRO EM MADRI - Alguns Bispos e Pastores, além de duas centenas de leigos, já confirmaram presença no Encontro Internacional a Igreja Episcopal Carismática que acontecerá em Madri no próximo mês de julho. Integre a comitiva. Pegue o Roteiro da viajem com os Introdutores do Templo ou fale com Glícia Borba (fone: 3465.4022). A viajem se estenderá pela França e Portugal.

DIZIMAR É... - Entregar um pouco do que temos Àquele que muito nos dá. Assim estaremos facilitando para que o Evangelho seja proclamado.

Nenhum comentário: